Diretrizes

1  – O desenvolvimento de uma iniciativa de memória administrativa deve partir de algum desejo de memória, que pode ser de recuperar a trajetória geral da Unidade ou de um projeto, setor ou mesmo um tema específico.

2 – A escolha de foco, recorte cronológico e sobre o quão aprofundado será o verbete a ser criado e vinculado à base Memória Administrativa da Fiocruz depende das particularidades, possibilidades e interesses da Unidade, devendo esta se adequar aos recursos disponíveis para tal e investir esforços naqueles aspectos que mais abrem possibilidades de exploração em seu campo de atuação.

3 – Com a definição de quais desejos de memória mobilizam a Unidade a desenvolver um projeto de memória administrativa, sugere-se a formação de uma equipe que possa desenvolver a pesquisa documental, realizar entrevistas, alimentar os verbetes e promover ações de divulgação alinhadas às diretrizes das assessorias de comunicação das unidades. Alguns perfis profissionais sugeridos para a atividade são: profissionais das áreas de gestão de documentos/arquivo, comunicação, informação/biblioteconomia, ciências sociais e história.